Como se leva uma estrela para o céu?

"O poeta é um fingidor. Finge tão completamente, que chega a fingir que é dor, a dor que deveras sente." (Fernando Pessoa) Tal como o poeta, também eu finjo, imagino, invento e crio com as minhas palavras...

terça-feira, abril 15

Lugares que sabem bem...

Já dizia a Mafalda Veiga, "há lugares que são pequenos abrigos para onde podemos sempre fugir". E é tão verdade!
Hoje sentei-me a ponderar quais os meus lugares predilectos, aqueles dos quais custa sempre tanto sair... E numa lista curta e simples (hoje não há muito tempo para textos elaborados), aqui fica a minha escolha =)

1) Em primeiríssimo lugar, isolada no topo dos topos, a minha cama!!!! Este é daqueles sítios onde passaria a maior parte do meu tempo, se me fosse possível. Custa-me tanto levantar naqueles dias em que a chuva bate nos vidros e eu estou confortavelmente deitada dentro dos lençóis quentinhos..... (Vá, pronto, no Verão não fico tanto tempo assim na cama, mas esta não deixa de ser fulcral para a minha felicidade loooool)

2) A banheira.... aiiii a banheira com a água quentinha a cair-nos pelas costas abaixo quando tomamos um duche relaxante, ou então longos banhos de imersão de ficar com os dedos engelhados... Gosto muitooooo da banheira! Custa sempre tanto sair para o frio cá fora quando lá dentro está tão quentinho...

3) Os amigos!! Para mim são daqueles lugares mais especiais, mais preciosos que temos. E são um lugar em si mesmos, pois não importa o lugar onde estejam, estar com eles é sempre bom, é melhor, é saudável! Faz bem à alma e ao coração =)

4) A minha cidade, a minha Lisboa, onde me encontrei e onde gosto tanto de me perder! Seja no "bairro jardim" dos Olivais, como nas ruas íngremes do Bairro Alto, como na confusão cosmopolita do Chiado, ou na beira calma do Tejo, nos jardins de Belém, ou nos inúmeros monumentos que a cidade tem para oferecer... Tanta coisa para ver, ouvir, sentir e saborear nesta pequena cidade com um tão grande espírito!

5) Outro lugar da alma é a praia, no vasto areal lambido pelas ondas salgadas. O barulho de fundo acalma o espírito e faz-me sentir em casa. No Inverno, a imensa calma desce sobre quem passeia deixando pegadas na areia. No Verão, o Sol, o calor e o mar apetitoso lançam um irresistível apelo dourado e sabe bem deixar dourar a pele coberta de gotas cristalinas. E depois, o Sol desce no horizonte e o encanto vai-se transformando, o romantismo cresce e a diversão mantém-se. Oh, saudades da praia e dos dias de Verão...

6) Neste sexto ponto vou alargar horizontes e vou dizer: o meu mundo, um sítio privilegiado e muito meu, onde todo o meu ser exulta por existir!! Os meus sonhos, fantasias, aspirações... Os meus medos, receios e hesitações... Guardo-os todos neste cantinho de mim, onde tendo a gostar de viver (nem sempre é possível nesta vida acelerada, mas, de quando em vez, quando o tempo mo permite, lá estou enfiada num mundo que é meu)!

7) E, como se costuma dizer, deixa-se o mais importante para o fim... E é aqui em sétimo (número mágico), que encaixo os teus braços, esse lugar que é o meu porto de abrigo! O teu mundo, que se entrelaça no meu, o teu olhar e a tua alma que me elevam e me protegem e me deixam descansar quando preciso... Tu, o meu lugar predilecto em todo o Mundo!! Contigo, todos os outros lugares ganham novos encantos e novas cores =)

---xx---

E agora que vocês já conhecem os meus lugares favoritos, aqueles que me aquecem o coração...
Quais são os vossos?? =)

3 Comments:

  • At 15/4/08 21:59, Anonymous Anónimo said…

    Ora então vou escolher sete... sendo que há alguns em comum:
    1- A Serra, em especial a Serra da Arrábida. Um misto de verde e azul, uma serra com o Rio Sado em pano de fundo. Uma combinação excelente para relaxar, descansar, acima de tudo, pensar.
    2- Praia, sem dúvida. Poder olhar para um horizonte sem fim possibilita-nos grandes pensamentos, longe do sítio onde estamos.
    3- Os amigos, é verdade, grandes portos de abrigo, sempre presentes, desde aos momentos mais esperados, àqueles que sem esperarmos eles estão lá para tudo.
    4- O Pôr-do-Sol, simplesmente sem palavras.
    5- O meu mundo, onde encontro, ou tento encontrar as respostas para o que me rodeia. Um mundo bastante opaco, dificil de alcançar, ou diria, quase impossível.
    6- Um miradouro. a variedade de uma paisagem vista de um miradouro, ajuda a perceber a diversidade da vida. Poder observar tudo sem ver nada, olhar para tudo sem um ponto, simplesmente olhar...
    7- E claro Tu...o meu porto de abrigo.

    Estes são os meus 7 lugares de eleição. 7 mundos diferentes que se cruzam no meu mundo

    Beijos, Amo-te!

     
  • At 23/4/08 12:33, Blogger T. said…

    Vou ser mais específica que vocês, por eu tenho MESMO soft spots físicos.

    1-A minha cama em Longroiva, é enorme e tem o tecto muito perto cheio de pintinhas que lembram o céu estrelado.

    2-O sofá-baloiço no recinto da piscina, este é talvez dos meus soft spots mais adorados.Fica com vista para a piscina e para a aldeia no topo do montem em frente, é acolhedor. Gosto e pronto.

    3-O baloiço na encosta que dá para o olival na minha quinta. Tem uma vista para o vale deslumbrante, corre sempre uma aragem muito agradável.

    4-Vou ter que dizer a piscina, porque sim, seja em cima de uma bóia ou a nadar ao fim do dia...é um lugar mágico para mim.

    5-A minha varanda de Lisboa, ventosa mas com uma vista de cidade agressiva mas sossegada. Adoro.


    6-Este sim é o lugar mais específico e nem sequer é em minha casa, é num terreno perto, por baixo de uma árvore está uma pedra enorme em forma de coração. E seria este o lugar que eu mais gostava se a pedra não estivesse de costas voltadas para a encosta que dá até ao ribeiro, mas ao lado da mesma árvore há outra pedra onde é confortável estar sentada e respirar ar puro!

    7-Por último, as pessoas que amo e que me amam, esse é mesmo o meu porto de abrigo, esteja onde estiver. =)

     
  • At 3/5/08 21:40, Blogger Unknown said…

    Ai Lisboa, a cidade de mil amores :)

     

Enviar um comentário

<< Home