Como se leva uma estrela para o céu?

"O poeta é um fingidor. Finge tão completamente, que chega a fingir que é dor, a dor que deveras sente." (Fernando Pessoa) Tal como o poeta, também eu finjo, imagino, invento e crio com as minhas palavras...

sexta-feira, março 31

100% Inocente

Quem me dera ter outra vez cinco anos para poder chorar só porque aquele boneco se partiu, para poder correr pelo jardim sem ter pares de olhos esbugalhados em mim. Quem me dera ter cinco anos para poder saltar nas poças de água depois de um dia de chuva, para poder comer doces sem me preocupar com a linha, para poder rabiscar uma folha de papel e ouvir as pessoas dizerem que está lindo. Quem me dera ter idade para amar tudo o que me rodeia, para ver bondade em todas as atitudes, gestos, palavras, olhares das outras pessoas para mim. Que me ter cinco anos para sentir que uma pessoa que eu conheci há cinco minutos é a minha melhor amiga, para me poder sentar como quero sem que fiquem a olhar por se verem as cuecas. Quem me dera ter cinco anos para inventar o meu próprio mundo, com as cores, os riscos, os risos que eu quero, sem nuvens a cobrirem o céu, sem dias cinzentos, sem pormenores pormenorizados, sem pessoas que me tirem o sorriso da cara. Que me dera que tudo fosse fácil como quando eu tinha cinco anos, quando uma pedra era a coisa mais valiosa do mundo. Mesmo que os outros dissessem que era só uma pedra, um simples calhau cinzento, eu não ligava porque para mim ela podia ser uma descoberta, uma casa, um mundo, uma amiga. Mas hoje uma pedra é um simples calhau cinzento. Porquê? Não sei, talvez porque se eu dissesse a alguém que uma pedra era como uma amiga para mim as pessoas iam rir-se e dizer que eu parecia uma criança de cinco anos. Engraçado como as coisas na boca de uma criança de cinco anos ficam tão diferentes quando ditas por uma criança de quinze anos. Aos quinze errar é pecado, aos cinco é virtude.

5 Comments:

  • At 1/4/06 03:23, Blogger [lunatic] said…

    Ás vezes as crianças de 5 anos, mesmo com 100% de inocência, têm muita mais sabedoria... talvez porque sabem viver: ou porque não sabem - porque também não pensam muito nisso.

    Mas parece-me... (e não te conheço assim à muito tempo), que tu tens akele brilhozinho nos olhos de alguém que ama tudo (ou quase tudo) o que te rodeia.. ;) beijos

     
  • At 1/4/06 15:58, Anonymous Anónimo said…

    Que bonito Xaninha...=)
    Às vezes também me apetece ter assim 5 anos outras vez...era tudo tão mais simples...realmente, à medida que crescemos vamos complicando tudo...:S

    Mas eu ainda sou uma pita! xD

    Gostei do texto ;)

    e sei que aquela parte de te sentares sem q os outros vejam as tuas cuecas tem a ver com a nossa Panóptica Filipa na última quinta!!! :P

     
  • At 1/4/06 19:46, Blogger Alexx M. said…

    Gente, mto obrigada pelos sweet comments, ms devo informar-vos k o texto não é meu! É da Niña, a minha companheira do blog, a minha querida irmãzinha...
    Meu anjo, o teu texto tá lindo! Seria tão bom se conseguíssemos não complicar, ser sempre simples e felizes como éramos aos 5 aninhos. Mas vai daí, quem disse k n podemos? A idade física pode avançar com os anos, mas devemos manter sempre o espírito jovem, um sorriso nos lábios e mto amor no coração...
    Sabes k t amo do fundo do heart, mana. Tu és o meu hip-hop ;)
    Bjos, Alexx***

     
  • At 2/4/06 21:36, Blogger T. said…

    opahhh! tb keru ter cinco aninhosss!!

    tao tao fofooo amei mm a ultima frase!=D

    **

     
  • At 1/5/06 22:35, Blogger J. said…

    adorei! realment às x bate uma saudade! eu tb tive uma pedra ;p e ainda a tenh guardada, era valiosa, é valiosa!

     

Enviar um comentário

<< Home